A carga tributária no país, ou seja, a soma de todos os impostos, contribuições e taxas pagas pelos cidadãos e empresas em relação ao Produto Interno Bruto (PIB), está entre as mais altas do mundo. Segundo estudo do Doing Business – do Banco Mundial, no Brasil, uma empresa gasta 2.600 horas, em média, para pagar os impostos. Enquanto isso, em países da América Latina e do Caribe, 503 horas são suficientes.
Ao todo, o sistema de arrecadação fiscal brasileiro possui mais de 60 tributos federais, estaduais e municipais. Não por acaso, hoje, o Direito Tributário é uma das especialidades mais procuradas e valorizadas pelas empresas, e tem despertado cada vez mais o interesse em profissionais recém-formados.
Então, para quem quer seguir nesse ramo do Direito, o advogado e sócio da Andersen Ballão Advocacia, Monroe Olsen, dá algumas dicas: “estude não apenas o Direito Tributário, mas também o Direito Constitucional e o Direito Financeiro. Também é válido dar uma atenção especial a assuntos relacionados à contabilidade e finanças, bem como às áreas voltadas ao Comércio Internacional”.
Ele conta que o aprendizado de contabilidade na prática e longas temporadas de trabalho e estudo – muitas vezes, até 15 horas por dia – foram os maiores desafios em seu início de carreira. “O desafio é saber equilibrar atividades profissionais, família, estudos e a própria forma física e mental”, avalia.
Há 22 anos na área tributária, Olsen ainda aconselha que os advogados aspirantes à área tributária deem atenção especial a assuntos como: SPED, IFRS, BEPS e FATCA/CRS. “Além disso, com as mudanças da tributação nacional pelas quais passamos atualmente, o advogado tributarista deve ficar atento às oportunidades decorrentes da drástica redução de planejamentos agressivos, de favores governamentais e de ‘teses mirabolantes’. Sem contar que, cada vez mais, será exigido o uso da tecnologia e de procedimentos de compliance, aliados à tendência de simplificação tributária mundial em meio à transparência financeira e fiscal de multinacionais”, prevê.
Formado em Direito e Administração, Olsen é especializado em Direito Tributário, Direito Processual Tributário e possui LLM em Tributação Internacional pela Universidade de Economia e Administração de Viena.
Sobre Andersen Ballão Advocacia – Fundado em 1979, o escritório atua na prestação de serviços jurídicos nas áreas do Direito Empresarial e Comercial Internacional. Também possui sólida experiência em outros segmentos incluindo o Direito Tributário, Trabalhista, Societário, Aduaneiro, Ambiental, Arbitragem, Contencioso, Marítimo e Portuário. Atende empresas brasileiras e estrangeiras dos setores Agronegócios, Automotivo, Comércio Exterior, Energias, Florestal, Óleo e Gás, TI, e Terceiro Setor, dentre outros. Com a maioria dos especialistas jurídicos fluente nos idiomas alemão, espanhol, francês, inglês e italiano, o escritório se destaca por uma orientação completa voltada para a ampla proteção dos interesses jurídicos de seus clientes.
Fonte: Rede Jornal Contábil