Comportamento organizacional é o estudo do comportamento dos indivíduos em situação de trabalho e suas conseqüências dentro do ambiente empresarial. Esses estudos estão relacionados á resultados alcançados por grandes empresas e citam fatores como liderança, aprendizagem, atitude, adaptação entre outros. Atualmente o conhecimento do Comportamento organizacional tem se tornado um fator importantíssimo de trabalho para as empresas que pretendem crescer no mercado.
As pessoas têm se especializado em áreas diferentes, tem adquirido conhecimento técnico avançado, tem dominado as variadas tecnologias e tudo isso para se tornarem “especiais” ou então melhores naquilo que fazem dentro da empresa, mas será que apenas isso basta?
Com os estudos recentes relacionados ao comportamento organizacional nota-se que de fato, existem diversos conhecimentos e habilidades a serem aplicados na empresa que a tornariam mais eficiente em relação à concorrência.
O profissional, mesmo com todo o nível técnico que possa ter, precisa de certo comportamento em relação ao trabalho proposto a ele, certa atitude diferenciada para torná-lo um profissional eficaz para a organização.
Cada empresa tem uma cultura diferente, uma abordagem única quanto à sua importância no mercado, essa cultura, pelo que percebemos ao estudar sobre o assunto, necessita ser passada aos seus colaboradores dentro da empresa, visto que são eles quem demonstram, com seu comportamento, qual é a forma de trabalho da mesma.
A organização por sua vez, tem o papel de encaminhar seus colaboradores, instruí-los a obter tais conhecimentos, e ajudá-los a aplicar no seu dia-a-dia de trabalho. Principalmente guiando seus líderes para que eles, possuindo tais conhecimentos, possam passá-los a frente para seus subordinados.
Esses conhecimentos são poderosas ferramentas para a administração, é uma forma de se destacarem por atitudes diferenciadas, pensando pelo fato de que a concorrência tem aumentado cada dia mais, e as empresas precisam se preocupar com o que têm de diferente a oferecer, o que as tornam melhores que as outras? Quais são seus pontos fortes?
É também extremamente importante que os funcionários da empresa tenham consciência das mudanças que serão empregadas dentro da organização, para que isso não gere dificuldade, ou negação em aceitar tais mudanças. Os funcionários (ou colaboradores) precisam entender que são parte importante, ou talvez a parte mais importante para que essas mudanças aconteçam a tragam resultados positivos pra todos.
Por Mariana Pereira
Fonte: Administradores