Em contraste com o clima de incerteza na política e na economia tradicional brasileiras, empreendedores digitais relatam expansão do faturamento em 2016. O empresário Leandro Sierra, 34, relata que sua empresa Sierfe Treinamentos, que oferece cursos de educação financeira, existe há dois anos e cresceu 350% nos últimos 12 meses. “Não vi crise. Pelo contrário, um dos conteúdos da empresa ajuda as pessoas a se livrarem de dívidas, então a crise pode ter ajudado meu crescimento”, avalia. A Freedom Empreendimentos Online, empresa especializada em lançar especialistas no mercado de treinamento na web, triplicou de tamanho em um ano, segundo seu idealizador João Pedro Alves, 23. “O conteúdo é do cliente e nós transformamos em produto”, conta.
No caso da empresa Topminds, que mantém o produto Mães que Ensinam há dois anos, teve nos oito primeiros meses de 2016 um faturamento que já foi o dobro do arrecadado em 2015. A empresa, que fornece cursos na área de educação infantil, é familiar e reúne mãe e três filhos. “Saímos de um projeto que funcionava em casa com meus dois filhos e hoje temos uma sede e quatro funcionários”, relata Cristina Cançado, 50, pedagoga responsável pelo conteúdo dos cursos. “Até o final do ano, devemos dobrar o número de funcionários”, acrescenta o filho e sócio Gustavo Cançado, 27.
As três empresas utilizam para vender seus produtos a plataforma Hotmart, realizadora do Fire, evento que está reunindo 1.600 empreendedores digitais e interessados no Palácio das Artes, no centro de Belo Horizonte. “A beleza do nosso negócio é esse. O que bomba na internet é o que as pessoas consideram útil. Não importa se são aulas de inglês ou de como treinar seu cachorro, ou de como fazer comida saudável em casa. Se as pessoas enxergam valor no que você vende, importa pouco qual é o nicho de mercado”, afirma o CEO da Hotmart e idealizador do Fire, João Pedro Resende.
A própria Hotmart é um exemplo do sucesso que produz. A empresa guarda a sete chaves o volume de negócios que gera, mas JP, como o CEO da empresa é conhecido, dá dicas. “Desde o começo, dobramos de tamanho a cada ano”, afirma. Isso significa que nos últimos quatro anos a Hotmart cresceu 16 vezes. Hoje, a plataforma conta com 650 mil usuários.
Nessa edição do Fire, que termina nesta quinta (1) no Palácio das Artes, foram investidos R$ 1 milhão pela empresa. Entre os temas tratados estão marketing digital, conteúdo para web e inovação. “O Fire é uma ferramenta de negócios”, diz JP.
Palestra
Destaque. O Fire continua nesta quinta (1) e o destaque da programação é a palestra do holandês Kees Koolen, fundador da Booking.com e atual estrategista de internacionalização da Uber.
Mídia tradicional tem dias contados, diz CEO do Redbull
Uma nova forma de lidar com o marketing está surgindo, segundo Pedro Navio, presidente da Redbull América Latina e CEO da empresa no Brasil. “Hoje, a pessoa não quer apenas consumir um produto, ela quer participar de uma comunidade”, contou Navio em sua palestra no Fire. “Não adianta ter propaganda na TV, é necessário produzir”, afirmou.
Entre os investimentos de mídia da empresa, Navio destacou a Redbull TV. “Hoje, a Redbull TV produz 1.200 horas de material exclusivo por ano. O Discovery Chanell produz 400 horas de conteúdo no mesmo período”, contou. Segundo o executivo, a Redbull é a terceira marca de bebidas mais valiosa do mundo, atrás apenas da Coca-cola e da DietPepsi.
No público. Os sócios Doug Clayton e Bernardo Landeira, da empresa Intanteaser, concordam com o palestrante. Eles desenvolvem animações para as empresas utilizarem nas redes sociais. “Hoje, a publicidade segmentada é uma alternativa mais atrativa para os empresários. Aquele formato de agência que vende mídias caríssimas e ganha comissão está defasado”, afirmou Doug Clayton, que vive no Rio de Janeiro. (LP)
Por Ludmila Pizarro
Fonte: O Tempo